Saiba como transformar seu negócio offline para online

Saiba como transformar seu negócio offline para online

julho 8, 2020 Blog 0
Foto: Freepik

Seu negócio é totalmente offline? Esse talvez seja o melhor momento para fazer a migração segura dele para um ambiente conectado. Sabemos que é um período de transformação acelerada. Enquanto lojas físicas estavam fechadas, os estabelecimentos que faziam suas transações online tiveram crescimento. Nós falamos disto neste post, sobre o crescimento do marketplace.

As pessoas não pararam de consumir, elas mudaram a sua forma de consumo. Se antes os clientes buscavam cursos presenciais para ampliarem seus conhecimentos, elas preferiram migrar para os cursos à distância, mas não abandonaram a vontade de se aprimorar. Isso só reforça que a presença online é de extrema importância para o futuro de qualquer negócio.

Os hábitos dos consumidores mudaram durante a pandemia. Comprar produtos pela internet é uma experiência nova para muitos consumidores, o que nos mostra que existe um amplo campo para ser explorado. Essa mudança no comportamento ganha força quando olhamos os números do Carrefour, por exemplo, que triplicou suas vendas online.

Se você estava planejando migrar seu negócio para o meio online no futuro, este é o momento ideal para fazer esta transição. Não há necessidade de espera. Antecipar mudanças vai ajudar a empresa a sair mais forte deste momento de turbulência. Outro ponto importante é a diversificação dos canais de venda. Abuse de plataformas como Facebook e Instagram, além do Whatsapp. Acompanhe os hábitos de seus consumidores.

Conheça alguns pontos vantajosos do mercado online:

Estando online você tem uma maior competitividade sendo mais facilmente encontrado pelo seu cliente. Com o fim do horário comercial, você pode realizar suas vendas qualquer dia da semana, a qualquer horário. Você vai estar com as portas abertas 24 horas por dia!

Estando online você conseguirá acumular mais dados de seus clientes, conseguindo mapear melhor as suas compras e conseguindo fazer um remarketing mais efetivo. Outro ponto positivo de estar conectado é a facilidade para a aplicação de ações promocionais.

Opções de migração para o mercado online

Existem duas maneiras de entrar no mercado online. Uma é a criação de um e-commerce. Nele você cria a sua própria loja virtual. A outra possibilidade é a participação de um marketplace, como o oferecido pelo AdCom para seus clientes. Neste caso diversos produtos e marcas são comercializadas juntas. No marketplace uma empresa oferece suporte para que você venda seus produtos.

Ferramentas para migração para o meio online

Algumas ferramentas podem ser utilizadas nesse processo de migração para meio digital. O Whatsapp Business é uma das primeiras ferramentas que podem ser implementadas na empresa. Um item importante é a criação de um sistema simples e eficiente de entrega dos produtos.

É necessário manter seus clientes informados, principalmente se você começou a operar online durante o período de pandemia. Sendo assim utilize canais como as redes sociais, seu mailing e mantenha atualizado a sua página no Google Meu Neg