O que você precisa saber sobre a LGPD

O que você precisa saber sobre a LGPD

outubro 14, 2020 Blog 0
Designed by Freepik

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor. Ela foi aprovada em agosto de 2018 e entrou em vigor em agosto de 2020. As possíveis punições só estão previstas para agosto de 2021. É importante as empresas já estarem preparadas para não sofrerem com possíveis processos judiciais antes mesmo desse prazo.

Conheça nossa Política de Privacidade

A LGPD visa dar um controle maior para os usuários em relação aos dados obtidos pelas empresas, sejam estes dados conseguidos de forma online ou offline. Toda empresa, organização, governo e indivíduo serão impactados pela nova lei já que essa nova regra muda a forma como se recolhe, armazena e usa dados pessoais.

Um ponto importante é que no artigo quinto a lei já determina o que é dado pessoal e dado pessoal sensível, além de outros itens. Vale destacar que para a LGPD dado pessoal é informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável. Já dado pessoal sensível é dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Essas definições são importantes porque elas é que vão determinar como a empresa, entidade ou órgão governamental poderá lidar com o dado e como eles deverão ser protegidos. A principal mudança é a obrigatoriedade do consentimento, deixando claro qual o motivo da coleta daqueles dados e quais serão seus usos.

<a href="http://www.freepik.com">Designed by rawpixel.com / Freepik</a>